Trab Vitamina D
Vitamina D
Acadêmicos: Angelo e Eloir
15:25
2
A vitamina D foi denominada desta forma em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação.
Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina.
15:25
3
DEFINIÇÃO
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.
Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.
15:25
4
ATIVAÇÃO DA VITAMINA D
Logo que absorvida é transportada pelo sangue até o fígado onde transforma-se em calcidiol que é a principal forma circulante da vitamina D. E continuam nos rins onde que através de outro processo vai sintetizar em calcitriol e este é a forma mais potente da vitamina D no nosso organismo.
15:25
5
FUNÇÕES
Fonte de produção:
A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.
15:25
FUNÇÕES
6
Principal função é o balanço do cálcio.
Mantém os níveis plasmócitos de cálcio.
Diferenciação Celular.
Calcitriol inibi a proliferação celular e estimula a diferenciação celular.
Imunidade
Modela a sistema de imunidade
Secreção de insulina
Níveis suficiente de vitamina D tem efeito adverso sobre a excreção de insulina.
15:25
7
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D
Falta de exposição solar
Hormônio da paratireoide