Tratamento Modulo 3
28/03/2012 12:25:13
MÓDULO 3
Tratamento
109
Miolo_Livro Capacitação Saúde.indd 109
28/03/2012 12:25:13
110
Miolo_Livro Capacitação Saúde.indd 110
28/03/2012 12:25:17
CAPÍTULO 13
Princípios gerais de tratamento2
Adaptação
Lisia von Diemen
A dependência de substâncias psicoativas é uma doença crônica caracterizada por recaídas. Tendo isso em vista, em geral um único tratamento por curto prazo não é suficiente. Além da abstinência, o objetivo do tratamento deve ser que o indivíduo retorne a um funcionamento produtivo no âmbito familiar, de trabalho e na comunidade.
Para a maioria dos pacientes, o tratamento é um processo em longo prazo que envolve múltiplas intervenções e monitoramento regular. Existe uma variedade grande de tratamentos disponíveis, e o tipo específico ou a combinação de tratamentos irá variar dependendo das necessidades individuais do paciente, do tipo de droga e da gravidade da dependência. Além disso, esse grupo de pacientes apresenta outros problemas, como de saúde, mental, ocupacional, familiar, social e legal que devem ser abordados de forma concomitante.
Os melhores programas para dependência de substâncias psicotrópicas oferecem uma combinação de terapias e de outros serviços para se adequar às necessidades individuais dos pacientes. Fatores relacionados à idade, ao gênero, à orientação sexual, à gravidez, a comorbidades clínicas (por exemplo, HIV) ou psiquiátricas, à história de abuso físico ou sexual, entre outros, podem requerer abordagens específicas.
Um aspecto importante é que a recaída no tratamento da dependência de substâncias psicotrópicas é não somente possível como provável, com taxas de recaídas comparáveis a várias outras doenças crônicas com componentes biológicos e comportamentais, como hipertensão e diabetes. Mesmo assim, quando
2
Texto adaptado de: National Institute on Drug Abuse. Principles of Drug Addiction Treatment: A Research Based Guide (Second
Edition), 2009.