Relatorio Fisico Quimica
A fase de uma substância é uma forma da matéria em que sua composição química e e estado físico são homogêneos. O diagrama de fase de uma substância representa os valores de pressão e temperatura em que suas respectivas fases são termodinamicamente estáveis. As curvas de equilíbrio do diagrama representam os valores de pressão e temperatura nos quais as duas fases coexistem.
Informações obtidas de diagramas de fases:
- fases presentes em diferentes condições
- solubilidades sólidas de um componente no outro
- transformações de fase
- formação de novas fases de um sistema
A regra das fases para dois componentes de uma mistura pode ser escrita como:
F=C-P+2=4-P
C = nº componentes
P = nº de fases
F = nº de graus de liberdade
Nesse caso, para uma única fase há três graus de liberdade, ou seja, a pressão, temperatura e composição do sistema podem ser independentemente variadas.
Para duas fases, o sistema terá apenas duas variáveis independentes.
O diagrama de fases que descreve esta prática é do tipo diagrama eutético simples (sistemas nos quais as fases sólidas são formadas de componentes puros)
A temperatura onde as duas curvas de solidificação se interceptam, para os componentes A e B, é chamada temperatura eutética. A mistura eutética contém as três fases (sólido A e B puros e solução líquida), numa composição fixa Xe que se funde e se congela.
Através do método da análise térmica, onde uma mistura completamente fundida e homogeneizada é resfriada lentamente, pode-se determinar as curvas de resfriamento.
(desenhar)
O objetivo desta prática é representar graficamente curvas de resfriamento de misturas contendo naftaleno e difenilamina em diferentes concentrações, assim como construir qualitativamente seu diagrama de fases.
Tabela 1. Características Físico-Químicas das substâncias utilizadas
Composto
#CAS
Massa molar
P.F.
P.E estrutura Difenilamina
122-39-4
169.23 g/mol
53 °C
302 °C
Naftaleno
91-20-3
128.17052 g/mol
80.35 °C
218 °C