Doenças causadas por deficiência de vitaminas
O beribéri é uma doença que se caracteriza por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas. A doença se instala como conseqüência da carência no organismo da vitamina B1 (tiamina).
As alterações nervosas começam como uma sensação de formigamento nos dedos dos pés, que se torna particularmente intensa à noite, câimbras musculares na panturrilha e dor nas pernas e nos pés. Os sintomas iniciais do beribéri podem incluem a confusão mental, a laringite e a visão dupla. Pode provocar fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Pode afetar o coração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco. Comum no etilista crônico, pode manifestar-se também em pacientes com deficiências nutricionais devido a cirurgias gástricas ou intestinais.
Quando a dieta é carente de alimentos fonte de Vitamina B1 ou quando o organismo reduz a sua absorção na ocorrência de diarréias prolongadas ou carece mais dessa vitamina em situações de hipertiroidismo, gravidez ou febre, pode se instalar o beribéri.
O beribéri infantil ocorre em bebês que são amamentados por uma mãe com deficiência de vitamina B1, e é caracterizado pela insuficiência cardíaca, pela perda da voz e pela lesão de nervos periféricos, comumente entre o segundo e o quarto mês de vida.
O tratamento consiste na administração intravenosa de vitamina B1. Posteriormente, a vitamina é administrada pela via oral.
Boas fontes de vitamina B1 são a levedura, a carne de porco, os legumes e os cereais integrais, leite, ovos e plantas e a redução da ingestão do álcool, já que, este dificulta a absorção da vitamina.
Escorbuto: sangramento nas gengivas ESCORBUTO
O escorbuto é uma doença que surge como conseqüência da falta extrema de vitamina C no organismo.
A falta de vitamina C desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno.
Os principais sintomas do escorbuto são:
- Hemorragias nas gengivas sem causa aparente;
- Hemorragias