trab puni o
TRABALHO
DE
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Tema: O que é punição? Quais os tipos de punição?
Alunas: Laura Raissa, Fernanda Brandão, Creonice Apª, Thais Sampaio, Tatiane Apª.
1º N – Psicologia
Introdução
Na perspectiva da terapia comportamental a palavra punição está apenas vagamente relacionada ao seu uso cotidiano. Segundo Hall, a punição se refere ao procedimento de fazer seguir a um comportamento uma consequência que diminua sua orça ou probabilidade futura de ocorrência. Assim, qualquer evento que diminua a força de um comportamento ao qual se segue é chamado de evento punitivo.
Para Skinner (1904-1990) a punição é facilmente confundida com o "reforço negativo", e algumas vezes chamado de "controle adversativo". Os mesmos estímulos são usados e o reforço negativo pode ser definido como a punição por não agir, observe, porém como é ressaltada, a punição visa remover um comportamento de um repertório, ao passo que o reforçamento negativo gera comportamentos.
Punição
A punição é um procedimento que produz a diminuição da frequência da resposta punida. Ela pode ser de dois tipos (positiva ou negativa) e essa distinção depende da consequência para a resposta punida. Se há um acréscimo de estímulo caracterizamos como positiva, e diferentemente disso, se a consequência é a retirada de estímulo dizemos que é negativa. Assim, a apresentação de um estímulo aversivo após a emissão da resposta é uma punição positiva e a retirada de um reforçador positivo após a ação do indivíduo é uma punição negativa. Quando uma criança desobedece a mãe, podemos verificar exemplos de punição. Se ao desrespeitar uma regra, a criança for punida com palmadas terá tido sua resposta punida positivamente. Entretanto se, ao invés disso, a criança receber como consequência um castigo no qual ficará sem acesso ao videogame, ela terá tido sua resposta punida negativamente.
Punição positiva:
Apresentação de uma consequência desagradável após a realização