trab politica
Segundo Maquiavel, para ser príncipe não basta chegar ao poder. Um príncipe virtuoso, que gera estabilidade ao governo, é aquele que possui virtu. Nada adiantava ele chegar ao poder por golpe, sorte ou devido a hereditariedade, pois se ele não tivesse astúcia, força, coragem e audácia ele não conseguiria aproveitar as ocasiões que aparecessem e não saberia administrar o poder. Exatamente como acontece no seriado ”The Borgias”, onde o governo da Família Borgia é lembrado como corrupto e acusado de diversos crimes como estupro, roubo, adultério e assassinato. A série mostra que um governo instável pode até se manter no poder, mas nunca irá alcançar a glória e eficiência de um governo com a ciência política citada no livro de Maquiavel “O Príncipe”.
O autor do livro acredita que é mais difícil manter um estado novo do que um estado hereditário porque o povo já estava acostumado com a soberania de uma família, diferente do que acontece com um novo governo. Para Maquiavel, “o desejo de ser amado é mais um defeito do que uma virtude” porque por mais que o governante queira ser amado, nem sempre será pois o povo é movido a interesse. Por isso, ele afirma que “é necessário para o príncipe que não podendo ser amado, esteja disposto a se fazer temido” porque o amor é um sentimento bilateral, você ama e precisa ser amado; o medo é um sentimento unilateral. Isso é mostrado quando o pai de César na série consegue alcançar a posição de Papa ao ser temido por todos. No capítulo XVIII do livro, o autor fala sobre o Centauro com essa idéia, mostrando que para ser príncipe é necessário você saber agir como ser humano, mas também como um animal.
Maquiavel acredita que o que o povo deseja é algum governante para que eles possam se apoiar, uma figura superior que tenha disciplina para se sobrepor; o povo deseja uma autoridade única para que a sociedade seja estável. Ele diz que o que o governante deve fazer depende apenas das circunstâncias. Além disso,