trab politica
EDUARDA POLIZELLI LIMA DA SILVA – RA:15068117
TRABALHO POLITICA – SÃO TOMÁS DE AQUINO
PROF. PEDRO LEMOS
CAMPINAS
2015
O Estado é um território regido por leis que são impostas por uma população que são a sua essência. O surgimento de um Estado acontece naturalmente, são reunidas as qualidades básicas como a existência de território, população e governo. Para que seja considerado como tal é necessário que exista um governo independente, com autoridade e que acabe por cumprir com suas obrigações para com a população, e que seja delimitado.
Antes era conhecido como `POLIS`, e traduziam a ideia de Estado, principalmente pelo aspecto do vínculo comunitário de ordem política e de cidadania. Dessa época, leva-se em consideração para sua formação aspectos históricos, sociológicos e doutrinários. Lado a lado com o Estado, evoluiu-se o pensamento cristão, adepto deste é São Tomás De Aquino. Nasceu na Itália e foi o grande nome da filosofia escolástica (concordância da fé e da razão), cujo pensamento privilegiou a atividade, a razão e a vontade humana. Conciliava a fé cristã com o pensamento do grego Aristóteles (384-322 a. C.). Sua obra de maior destaque, ainda que incompleta, é a Suma Teológica, na qual revê a teologia cristã sob a nova ótica, seguindo o princípio aristotélico de que cabe à razão ordenar e classificar o mundo para entendê-lo.
Indaga sobre razão e fé. Para ele, mesmo que interligada à fé, a razão funciona sozinha, regendo suas próprias leis. Ou seja, o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus. Tomás de Aquino ressaltou o valor da razão humana e de conhecer como ela funciona, a começar pela importância de ordenar para entender. Foi canonizado em 1323 e nomeado "doutor da Igreja" em 1567. Tomás de Aquino da grande ênfase ao que poderíamos chamar de justiça política e que ele denomina a