Trab Politicas Educacionais
MARCOS BONALDO
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO E REFORMA DO ESTADO
CASA BRANCA
2013
FACULDADE CASA BRANCA – FACAB
MARCOS BONALDO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
CASA BRANCA
2013
DEDICATÓRIA
“Dedico este trabalho a minha família que me ajudou e me incentivou nessa nova etapa da minha vida”.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus pais, a educação que recebi, onde conduziram-me a trilhar o melhor caminho dessa vida. Agradeço à minha esposa, filhas e amigos pela amizade e carinho recebido nessa fase de minha vida.
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” (Aristóteles)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 07
DESENVOLVIMENTO 08
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
A História da Educação no Brasil é marcada por fatos históricos relevantes aos processos de transformações ocorridos a fim de melhoria na qualidade de ensino e respeito ao professor e aluno.
A educação por muito tempo passou a ser somente de alguns e não de todos; a desigualdade social refletia os moldes educacionais, onde apenas uma pequena parcela da educação tinha direito a escolarização.
Com o passar dos anos e após muitas reformas, o sistema educacional vem buscando se qualificar a fim de oferecer um ensino de qualidade para todos.
Esse processo pode até ter sido lento e muito ainda tem que se fazer, mas garantir o direito de todos a uma educação de qualidade agora é um direito garantido por lei.
EDUCAÇÃO E REFORMA DO ESTADO
A educação ficou em poder dos jesuítas durante duzentos e dez anos, dedicando-se a uma formação de pregação da fé católica e trabalho educativo, mais tarde mantiveram cursos de letras e filosofia, tecnologia, ciências sagradas. Com a expulsa dos jesuítas findaram as Colônias Portuguesas, modificando o cenário educacional brasileiro.
Na organização escolar no