1historiadadrenagem
8430 palavras
34 páginas
HISTÓRIA DA DRENAGEM (*)1. INTRODUÇÃO
O estudo da evolução histórica de um procedimento científico ou tecnológico em muito pode ajudar o estudante a entender os conceitos e aplicações do processo. Mesmo técnicas inadequadas empregadas no passado, muitas vezes aplicadas involuntariamente por prematuro conhecimento científico do assunto ou decorrentes de tentativas de acertos baseadas em suposições possivelmente equivocadas, servirão para evitar que tais fatos se repitam ao mesmo tempo em que ajudarão a fixar na memória do leitor como exemplos de novas descobertas tecnológicas. Até a capacidade inventiva do pesquisador pode depender do conhecimento histórico do avanço tecnológico.
Assim este capítulo pretende apresentar um resumo histórico sobre a evolução da drenagem desde os tempos primordiais das civilizações até os dias atuais, de modo que se possa avaliar a importância dessa técnica na vida do homem no planeta, especialmente em áreas urbanas, onde obras de drenagem são elementos essenciais de infraestrutura.
2. A HISTÓRIA
No início, a drenagem era basicamente um complemento da irrigação, mas depois evoluiu para uma técnica com objetivos bem definidos, como recuperar grandes extensões de terrenos inundados, tais como charcos, pântanos, etc, regular a umidade do solo em pequenas áreas de cultivo agrícola e desviar as águas do subsolo em terrenos destinados à construção.
Hoje, as técnicas modernas de drenagem exigem projetos pormenorizados, compostos de dispositivos coletores, coletores de transporte ou galerias e emissários, conforme sua função. Essa drenagem é um método eficaz para manter a salubridade de áreas urbanas ou a urbanizar, sujeitas a alagamentos e que podem converter-se em lodaçais e alagadiços.
A execução de obras de drenagem das áreas urbanas e adjacentes faz parte de um conjunto de obras de infra-estrutura necessária à garantia da integridade física das propriedades urbanas e evitar a perda de bens e vidas humanas.
Para um melhor entendimento do