EMPREENDEDORISMO Hist Rico
684 palavras
3 páginas
EMPREENDEDORISMOHISTÓRICO
SÉCULO XVII
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).
SÉCULO XVIII
Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.
SÉCULOS XIX E XX
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores, sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
A palavra empreendedorismo foi utilizada em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, nas décadas de 1960/70, foi introduzido o conceito de risco. Uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 foi introduzido o conceito de intra empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
EMPREENDEDORISMO / EMPREENDEDOR
CONCEITOS
Empreendedor - o responsável legal pelo empreendimento/atividade.
O empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país.
Empreendedor - o responsável legal pelo empreendimento/atividade.
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores.