PI LEO
1.1 Tema da pesquisa
O tema selecionado foi soldagem por arco submerso, o artigo de escolha apresenta os seguintes autores: Rafael Saito Polido, Donizeth Aparecido de Carvalho Júnior, Leonildo Vioto Júnior, Márcia Regina Vieira de Araújo e Juno Gallego, e possui como título: Caracterização da zona termicamente afetada em aço estrutural submetido à soldagem por arco submerso. O artigo aborda as alterações que podem afetar a qualidade de uma solda por arco submerso.
1.2 Objetivo
O artigo tem o objetivo de apresentar um melhor resultado nos processos de soldagem, tendo como consequência mais conhecimento técnico sobre o assunto, podendo contribuir para uma produção de maior qualidade. O trabalho também ajuda no esclarecimento sobre o assunto, pois a soldagem por arco submerso é facilmente confundida com soldagem subaquática. O nome soldagem por arco submerso deve-se ao fato do arco elétrico, a ponta do arame de soldagem e a peça ficarem abaixo de certa quantidade de minerais, explica melhor um pedaço do trecho da caracterização da soldagem no Wikipédia:
A ponta do arame de soldagem, o arco elétrico e a peça de trabalho são cobertos por uma camada de um material mineral granulado conhecido por fluxo para soldagem (daí o nome arco submerso), portanto não há arco visível pois fica escondido, nem faíscas, respingos ou fumos comuns em outros processos. Parte do fluxo é fundida gerando uma capa protetora sobre a poça de fusão da solda. O restante não fundido é recolhido para a reutilização.
Já a soldagem subaquática se caracteriza por ser feita dentro da água, utilizada largamente pela marinha norte-americana e por empresas que realizam manutenções em navios. Esse processo ganhou grande importância após o aumento de tubulações para a extração de petróleo, gases e outros resíduos por processos semelhantes.
2 DESCRIÇÃO DO ARTIGO SOBRE SOLDAGEM POR ARCO SUBMERSO
2.1 Título do artigo
Caracterização da zona termicamente afetada em aço estrutural