trabalho feito
O objetivo de este trabalho mostrar a necessidade que existe de cumprir as normas de segurança para, assim, poder preservar a vida e a saúde do trabalhador, diminuindo o índice de acidentes setor siderúrgico, aspectos sociais, econômicos e trabalhistas e como obter informações objetivas sobre os processos industriais e seus riscos potenciais à segurança e saúde dos trabalhadores.
A importância do profissional de segurança do trabalho e a CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e a CIPA,visa a proteção da saúde dos trabalhadores dentro das empresas. A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram. A participação dos trabalhadores nesses órgãos tem variados a depender do nível de democracia e da organização, força e poder de representação da classe trabalhadora em cada país.
No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.
MAPA DE RISCO
O MAPA DE RISCOS, com base nas orientações constantes do anexo devendo o mesmo ser refeito a cada gestão da CIPA. O Mapa de Riscos tem como objetivos:
a) Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;
b) Possibilitar durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Classificação dos Riscos Ambientais
Os riscos estão presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurança e a saúde das pessoas e a produtividade da empresa.
Esses riscos podem afetar o trabalhador a curto, médio e longo prazo, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se