Trabalho De Quimica Pol Meros
EIXO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA – CAMPUS SOBRAL
CURSO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA PROFESSOR: SCB
TÍTULO: POLÍMEROS
ALUNO: CSS
Sobral, Ceará
2014
1. INTRODUÇÃO
Polímeros são macromoléculas que se formam a partir das ligações de pequenas moléculas, os monômeros. A nomenclatura vem do grego: poli = muitos + meros = partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Os materiais poliméricos são usados desde a Antiguidade, só que nessa época somente eram usados materiais poliméricos naturais. A novidade é a síntese artificial de materiais poliméricos que é um processo que requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas orgânicas.
2. COMO SÃO FEITOS OS POLÍMEROS
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).
Um exemplo de reação de condensação é a da formação da Baquelite:
Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas.
Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e um surfactante (sabão ou detergente – para dissolver os monômeros, pois são hidrofóbicos).
O surfactante forma micelas (que solubilizam os monômeros) na fase aquosa e, com a adição de algum iniciador de radicais livres (como o peróxido de benzoíla) que também migra para essas micelas, a polimerização é iniciada.
3. TIPOS DE POLÍMEROS
Os Polímeros podem ser