periscópio
Nomes: Diulia Marques, Milena Borba, Stéfani Goetz e Bruna Luz
Turma: 201 c
Periscópio
Objetivo: Este experimento tem por objetivo a analise óptica de espelhos planos na construção do periscópio, que usa como princípio básico a reflexão.
Material utilizado: Cartolina, régua, tesoura, fita e 2 espelhos pequenos.
Processo: Marcar na cartolina coma régua 7cm, depois mais 4,5cm, mais 7cm e mais 4,5 cm na horizontal e quantos cm achar necessário na vertical; cortar o retângulo que ficou desenhado; cortar 4 cm da primeira ponta; fixar o espelho com a fita na diagonal da segunda parte; fechar a caixa com fita adesiva; cortar um pedaço de cartolina para tapar o lugar onde fica o espelho;
Fazer os mesmos passos acima com outro pedaço de cartolina e encaixá-los de forma que um espelho fique em cada ponta e um para cada lado;
Explicação do fenômeno: Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu a partir da publicação da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luz era formada por um feixe de partículas. A luz emitida por um ponto luminoso e refletida por um espelho plano foi originada no ponto de intersecção dos prolongamentos dos raios luminosos refletidos. O estudo da luz e espelhos planos nos dá embasamento para o entendimento do funcionamento de um periscópio. Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto e simétrica ao objeto, em relação ao espelho (d = d').
Conclusão: Nesse experimento observamos os princípios físicos envolvidos no periscópio, que se trata dos fundamentos dos espelhos planos, quando colocado paralelamente. Assim como foi observado as leis da reflexão e do raios incidentes em espelhos planos.