Experiências
Pindamonhangaba, Janeiro 2010 Objetivo:
Este experimento tem por objetivo a analise óptica de espelhos planos na construção do periscópio, que usa como principio básico a reflexão.
Introdução:
Vamos apresentar um instrumento que utiliza alguns princípios da óptica geométrica. Trata-se de um instrumento muito utilizado em guerras, como no submarino e trincheiras: o periscópio.
O periscópio usa o princípio físico da reflexão de imagens em espelhos planos, como vemos na figura a seguir:
Talvez o princípio mais importante para o funcionamento do periscópio (depois do princípio da Independência dos raios de luz) seja o princípio da Propagação Retilínea da luz, Com essa característica, um sistema de espelhos (ou lentes e prismas, em periscópios mais sofisticados) permite a visão de lugares de difícil (ou nenhum) acesso para a visão humana (ver de dentro de um tanque de guerra o ambiente ao redor, ou ver a paisagem acima das águas do mar mesmo dentro de um submarino) são alguns exemplos que podem ser citados.
Montagem:
Neste experimento foi utilizado:
Madeira;
Dois espelhos;
Cola;
Prego.
Execução:
Como vimos na figura ao lado, a caixa de madeira deve ser montada dessa forma;
Colocar os espelhos no interior da montagem, ajustando-o para a inclinação correta;
Usar cola ou fitas adesivas para fixar tanto o espelho nas laterais internas da caixa como para o fechamento final da caixa.
Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto simétrica ao objeto, em relação ao espelho (d = d').
O que acontece?
O raio incidente sobre um espelho plano produz um raio refletido que obedece à lei