Apresenta o1
Gabriela Escobar, Isabela Duarte, Mariana Alves e Rhadassa
Sousa
Sousa
Física
2°A
Física
2°A
Pumba
Pumba
O periscópio é um instrumento óptico que tem seu funcionamento baseado na associação de dois espelhos planos, separados por certa distância e inclinados 45º.
Trata-se de um aparelho que serve para ver as imagens que não se encontram ao alcance da nossa vista. Tanto pode ser utilizado para diversão ou para orientação (como acontece nos submarinos). O periscópio mais simples se utiliza apenas de dois espelhos planos e alguma base que os sustente de forma que fiquem paralelamente de frente um para o outro, a uma certa distância e ambos inclinados em 45º. A luz entra pela parte superior do periscópio, atinge o primeiro espelho, é refletida para o segundo que, por sua vez, reflete para os olhos do observador que terá uma visão semelhante a que teria caso estivesse com os olhos na altura da parte superior do aparelho. A luz acaba seguindo uma trajetória semelhante ao formato da letra Z.
Os periscópios também podem utilizar prismas no lugar dos espelhos. Nos prismas ocorre o fenômeno da reflexão total.
Dentro de cada prisma, o raio atinge a face maior em ângulo superior ao ângulo-limite, sendo, por isso, totalmente refletido. Espelho
Prisma
Por que vemos a imagem como ela realmente é no periscópio e não invertida como em um espelho plano?
.
Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto e simétrica ao objeto, em relação ao espelho.
No periscópio temos dois espelhos planos associados de modo que suas faces refletoras são paralelas. O raio de luz reflete-se no primeiro espelho, reflete-se no segundo e sai na mesma direção do raio incidente original. Esse é o princípio de funcionamento do periscópio. Periscópios modernos chegam a ter metros de altura.
Por causa disso e do fato de termos a ilusão de óptica de que