Apresenta O1
ALUNAS: Fernanda
Larissa
Jéssica
Elizama
Bruna L.
O Que São ?
As células-tronco são células com capacidade de renovação através da mitose, que é quando a célula sofre divisão celular para se reproduzir, mantendo a mesma quantidade de cromossomos, e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.
Em uma visão mais simples, podemos descrevêlas como “coringas”: peças novas que podem substituir peças defeituosas, isso porque elas se transformam em qualquer célula do organismo ou se fundem a uma célula doente, tornando-a saudável.
Onde se encontram ?
Em vários tecidos do organismo como:
Sangue do cordão umbilical, no próprio cordão umbilical, no líquido amniótico, na medula óssea, na gordura, nos dentes, no interior de alguns órgãos, sangue periférico.
É no sangue do cordão umbilical que facilmente conseguimos captar grande número de células tronco, e com o grande diferencial que são “virgens”, não causam rejeição, ou seja sem nenhuma interferência por fatores externos. Células-tronco embrionárias São encontradas no embrião humano. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como totipotentes ou pluripotentes.
Células-tronco Totipotentes: Podem produzir, além das células embrionárias, células da placenta e dos anexos embrionários. Células-tronco Pluripotentes: Podem produzir células de todos os tecidos embrionários, exceto células extraembrionárias.
A utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal.
Células-tronco adultas
São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Essas células trabalham para reparar danos e repor células do