trab fundações
Verificação do solo:
Sondagem - A sondagem é o método de verificação do solo mais usada atualmente. Consiste em reconhecer o tipo do terreno e suas camadas e resistências, além de medir o nível do lençol freático. Para que serve?
A sondagem serve principalmente para decidir qual o melhor tipo de fundação e adequar a obra à quantidade de carga suportada pelo solo.
Como
é feita? Consiste em furar o solo e inserir o barrilete, e com golpes com uma massa 65kg que é solta a 75 cm em queda livre. São verificados os golpes necessários para penetrar o solo em trechos de 15 em 15 cm. o principal valor é considerado nos últimos 30 cm. Cada vez que o barrilete é retirado, a amostra é enviada ao laboratório de solos para ser avaliada.
Após a verificação total do solo e das características geológicas do local, é iniciada a fundação.
A fundação consiste na parte estrutural cuja função é transmitir as cargas para onde ela se apoia, ou seja, o solo. Assim, as fundações precisam ser bem projetadas para aguentar totalmente as cargas e os esforços.
No caso da obra analisada, a fundação é feita por tubulão, com anéis de aço em seu redor, de 8 metros de profundidade, juntamente com a base de 2,5 metros de largura.
Por que tubulão?
A fundação do tipo tubulão é recomendada para obras com cargas elevadas e solos suscetíveis a desabamento.
Por serem um tipo de fundação mais profunda, os tubulões transmitem a carga para o solo com maior capacidade de suportá-la.
Como é feito?
A fundação do tipo tubulão da obra citada é feita através de uma perfuração profunda, feita por máquinas ou manualmente. (8m de profundidade na obra citada.)
Após a perfuração do solo, é feita a colocação dos anéis de ao, a amarração das ferragens aos pilares e a concretagem, com concreto armado de 20 fck (obra
analisada).