contabilidade como ferramenta para o terceiro setor
Muito se tem feito para conseguir-se uma forma de gestão que dê transparência e agilidade á administração do terceiro setor. Dentre destes meios, alguns fatores levaram as Organizações Não Governamentais (ONGs) a procurar um meio de se profissionalizar, devido a concorrência por recursos, que faz com que as doações que cabe a cada entidade se diluam. As exigências da sociedade, que cada vez mais procura saber como são aplicados estes recursos, logo se observou a necessidade de utilizar informações de diversas fontes que visem a aprimoração da administração nas entidades sem fins lucrativos, e um desses elementos que tem crescido em importância, é a informação contábil. Nesta pesquisa procuraremos demonstrar como as praticas contábeis estão sendo inseridas na administração do terceiro setor, e como tem contribuído para melhorar e dar transparência a suas ações. Palavras-chave: Contabilidade. Gestão. Transparência.
1. INTRODUÇÃO
O terceiro setor são as Entidades Sem Fins Lucrativos, fundações e entidades beneficentes, que são gerenciadas e administradas pelas empresas e pela sociedade.
É cada vez mais relevante para sociedade moderna, à realização de atividades em caráter beneficente, filantrópico, caritativo, religioso, cultural, educacional, científico, artístico, literário, recreativo, de proteção ao meio ambiente, esportivo, além de outros serviços, objetivando sempre a realização de fins sociais3. Por todo o mundo, surgem notícias sobre as ações voluntárias organizadas através de associações, fundações e instituições, com uma visível contribuição para o desenvolvimento econômico, social e político para as nações, essas ações são voltadas a realização das atividades que não são atendidas ou são atendidas de maneira precária pelo Estado.
a) falência ou incompetência do setor público;
b) as guerras;
c) desenvolvimento dos serviços de voluntariado e religiosos;
d) apoio da mídia;
e) uma maior participação das classes mais