trab direito
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – SANTA RITA (REUNI)
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
PROFº: Me. Roberto Efrem Filho
Monitor(es): Heloísa Marinho, Jaianny Araújo
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
TEXTO: RAÍZES DO BRASIL
AUTOR: HOLANDA, Sérgio Buarque de.
O Estado não é uma ampliação do círculo familiar (...) Não existe, entre o círculo familiar e o Estado, uma gradação, mas antes uma descontinuidade e até uma oposição. (...) o Estado e as suas instituições descenderiam em linha reta, e por simples evolução, da família. (...) Só pela transgressão da ordem doméstica e familiar é que nasce o Estado e que o simples indivíduo se faz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável e responsável, ante as leis da Cidade. (p. 141)
Sófocles. Creonte encarna a noção abstrata, impessoal da Cidade em luta contra essa realidade concreta e tangível que é a família. Antígona, sepultando Polinice contra as ordenações do Estado, atrai sobre si a cólera do irmão, que não age em nome de sua vontade pessoal, mas da suposta vontade geral dos cidadãos, da pátria:
E todo aquele que acima da Pátria
Coloca seu amigo, eu o terei por nulo O conflito entre Antígona e Creonte é de todas as épocas e preserva-se sua veemência ainda em nossos dias (p. 141).
OBS:. SUGESTÃO: LER O LIVRO ‘ANTÍGONA’ (DIREITO POSITIVO X DIREITO NATURAL)
O regime de trabalho das velhas corporações e grêmios X O moderno sistema industrial Compare-se o sistema de produção, tal como existia quando o mestre e seu aprendiz ou empregado trabalhavam na mesma sala e utilizavam os mesmos instrumentos, com o que ocorre na organização habitual da corporação moderna. No primeiro, as relações de empregador e empregado eram pessoais e diretas, não havia autoridades intermediárias. Na última, entre o trabalhador manual e o derradeiro proprietário – o acionista- existe toda uma hierarquia de funcionários e autoridades representados pelo