trab da raquel
O esquecimento nada mais é que a interrupção de uma memória que se tinha . pode acontecer por descuido (contudo, a memória não desaparece, só fica no inconsciente), como também como uma ação do cérebro para bloquear memórias que sejam dolorosas para o sujeito. No filme, isso aparece quando os personagens decidem se esquecer e apagar suas lembranças.
Identidade:
A sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, é constituída pela memória e em referência aos outros. É o sentido da imagem de si, para si e para os outros. Quando é cultural, define o que cada grupo é e o que nos diferencia uns dos outros e nos dá um sentimento de referência e identificação únicos.
No filme, isso fica claro quando os atores não sabiam quem eram um para o outro e o fato da menina não conseguir se definir, por isso sempre pintava o cabelo por não ter uma identidade própria
O papel dos personagens como agentes da memória:
Os personagens do filme começam a se conhecer melhor e com isso vão construindo várias memórias um do outro, até que a moça decide apagar as suas e não deixar nenhuma lembrança dele. Sendo assim, é como se uma parte de sua vida tivesse sido jogada fora, porque as memórias, tanto boas quanto ruins, formam nossa identidade, quem somos e vão nos transformando ao longo da vida, através das experiências vividas. Por isso, tal feito não poderia acontecer na vida real, tudo o que vivemos nos marca de algum jeito e essa é a grande graça da vida.