Trabalhando texto ENEM
No final do ano de 2010, habitantes de países Norte Africanos e do Oriente Médio, mediram esforços a executarem mudanças em suas respectivas medidas politicas e sociais. Essas mudanças foram ocasionadas, pois o poder era totalmente prevalecido aos grupos estadistas dominantes de forma demasiadamente autoritária e ditatorial.
Por esses motivos, as relações em diversos países passaram a mudar com as manifestações denominadas Primavera Árabe, tendo em vista que a execução não foi efetiva em todas as nações. A este outro lado, encontra-se também a Síria, país afundado em conflitos políticos, que aos poucos se degrada com a guerra.
Em 1914, criado um acordo, França passou a exercer encargos gerais para velar Síria e Líbano. Síria, após a década de 40, transpôs a se desenvolver, destacando-se, e criando também envolvimento nos atritos entre palestinos e israelenses. Toda essa desordem reflete e muito a tensão entre Estados Unidos e URSS, no conceito de disputa ao controle do ramo petrolífero, já que Israel possui o apoio norte americano, e a antiga União Soviética topava-se a auxiliar os sírios.
Com a ascensão do apoio soviético, as medidas políticas fixavam-se cada vez mais, fazendo com que hoje, Bashar Al-Assad obtivesse um grande alicerce para conceber seu monopólio em cima das conquistas anteriores.
.
Texto 2: Dissertação sobre assuntos atuais.
Black Blocs, vândalos ou societários? Depredadores ou defensores? Nos últimos meses muito se ouviu a respeito de grupos de manifestantes que suscitaram polêmicas, usando o vandalismo como método de proferir ideias contra o capitalismo e impingindo o anarquismo como sistema político econômico.
Em julho de 2013, contra o aumento das passagens, foi criado o Movimento Passe Livre, este que por sua vez incentivado pela Primavera Árabe, ocasionou a reunião de diversos grupos manifestantes, conduzindo aos protestos reivindicações mais amplas. O movimento Black