OPEN: Abrindo portas para o Ensino Superior
O presente trabalho é fruto do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Câmpus Inconfidentes. Esse programa tem por objetivo contribuir com a formação inicial de professores e é mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atualmente é composto por 10 bolsistas, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Os projetos são desenvolvidos em duas escolas estaduais parceiras, Escola Estadual Felipe dos Santos, situada na cidade de Inconfidentes-MG e a Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, situada na cidade de Ouro Fino-MG. Nosso subprojeto está voltado para a área de matemática.
Sabe-se que os cursos de licenciatura, em particular, os de Matemática, promovem poucas experiências para que o futuro professor conheça e vivencie o cotidiano escolar.
De acordo com Turrioni (2004, p. 11),
[...] há pouca integração entre os sistemas que formam os docentes, as Universidades, e os que observam: as redes de Ensino Fundamental e Médio. Essa desarticulação reflete, talvez, a separação entre teoria e prática existente nos cursos de formação de professores.
Com isso, os licenciados não conhecem a realidade da escola, seus problemas, seu funcionamento interno e realizam incipientes experiências como professores na sua formação inicial. O estágio curricular supervisionado é um dos poucos momentos em que há esta articulação teoria e prática (TURRIONI, 2004).
É nesse sentido que o projeto PIBID Matemática se insere, na medida em que se propõe ao desenvolvimento de ações com o intuito de ampliar a articulação teoria e prática no curso de licenciatura em Matemática, promovendo uma integração instituto-escola.
Diversas atividades têm sido desenvolvidas pelo grupo Pibid Matemática nas escolas parceiras do projeto, tais como: reuniões semanais de estudo dirigidos; pesquisa, elaboração e