Durabilidade do Concreto
É essencial que o concreto resista às condições para que foi projetado, sem deterioração, por muitos anos. Um concreto que satisfaça esses requisitos é denominado de durável.
A falta de durabilidade pode ser causada pelo meio ambiente em que o concreto está exposto ou por causas internas do próprio concreto. As causas externas podem ser físicas, químicas ou mecânicas. A extensão da deterioração causada por esses agentes depende muito da qualidade do concreto. As causas internas podem ser a reação álcali-agregado, variações de volume e principalmente a permeabilidade do concreto (principal determinante da vulnerabilidade do concreto aos agentes externos). A deterioração do concreto raramente é devida a uma causa isolada. Concreto Durável = Impermeável
Durabilidade é a capacidade de resistir à ação de intempéries, ataques químicos, abrasão ou qualquer outro processo de deterioração, isto é, o concreto durável conservará sua forma original, qualidade e capacidade de utilização quando exposto ao seu meio ambiente.
Um material atinge o fim de sua vida útil quando as suas propriedades sob dadas condições de uso deterioram a um ponto tal que a continuação do uso desse material é considerada como insegura ou antieconômica.
Água como um agente de deterioração
As moléculas da água, por serem pequenas, são capazes de penetrar em cavidades ou poros extremamente finos. Ela é capaz de dissolver mais substâncias do que qualquer outro líquido conhecido. Em sólidos porosos, os movimentos internos e mudanças da estrutura da água causam mudanças de volume que produzem rupturas de muitos tipos.
- Estrutura da água
Possui ligações de hidrogênio, que possuem uma força de atração relativamente fraca, que é a responsável pela estrutura ordenada da água.
A água possui alta tensão superficial, que é a força necessária para afastar as moléculas de água.
Essa alta tensão que a impede de agir como um agente plastificante eficiente em misturas