ATPS TECNOLOGIAS DE GESTÃO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
PROFESSOR EAD:
TUTOR PRESENCIAL:
TUTOR A DISTÂNCIA:
SERTÃOZINHO - SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ETAPA I 4
3. ETAPA II 12
4. ETAPA III 21
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
1 – INTRODUÇÃO
O objetivo proposto deste trabalho é o estudo sobre o Espaçamento ideal para a colheita mecanizada da cana-de-açúcar.
A redução da distância entre sulcos no plantio da cana-de-açúcar na maioria das vezes resulta em ganhos de produtividade. Inúmeros experimentos apresentaram aumento de produtividade agrícola, mais significativa em solos de menor fertilidade, com a utilização de menores espaçamentos entre sulcos. Revisão de literatura sobre o assunto mostra, em média, ganhos de 1 a 2% em produtividade para cada 10 cm de redução no espaçamento. Vários fatores podem interferir nesta maior produtividade: maior área foliar, maior aproveitamento dos nutrientes e água do solo, melhor controle de ervas daninhas pelo fechamento rápido, etc.; sendo que a qualidade da matéria-prima é pouco afetada pela redução do espaçamento. De uma maneira geral, a maioria das culturas se beneficia do aumento populacional por área (milho, soja, algodão, café, etc.), principalmente se não houver restrição de água e nutrientes.
Porém, no caso específico da cana-de-açúcar, a mecanização intensa no sistema de colheita e sua característica de colheita rua a rua comprometem este aumento de produtividade. O espaçamento ideal entre sulcos no plantio da cana-de-açúcar dependerá do sistema de colheita a ser empregado.
ETAPA 1 – PASSO I
Escolhemos uma empresa de grande porte produtora de Etanol e Açúcar que é uma das líderes mundiais no setor sucroalcooleiro, com 12 unidades localizadas nas principais regiões produtoras do país.
A empresa nasceu em 2009, a partir da fusão da LDC Bioenergia, do grupo Louis Dreyfus Commodities, com a Santelisa