Tr Nsito De V Nus
Resenha do texto Trânsito de um planeta
Heraldo Henrique de Oliveira Santos
Astronomia Geral, 2010
Trânsito de Vênus
Um trânsito de Vênus é a passagem do planeta Vênus diante do disco solar em relação a um observador na Terra. Assim como o eclipse solar causado pela Lua, só que Vênus parece bem menor durante o trânsito devido à maior distância entre o planeta e a Terra.
Vênus possui o raio médio e a massa pouco menores que os da Terra, porém Vênus é um planeta totalmente inóspito para hospedar vida na forma em que conhecemos, possui uma atmosfera densa constituída por 96% de dióxido de carbono e sua pressão atmosférica é cerca de 94 vezes maior que a da Terra.
Entre suas curiosidades, sua temperatura é superior a 450°C, o período de translação é cerca de 225 dias terrestres e o período de rotação é de 243 dias, ou seja, o dia Venusiano é maior que o seu ano e além disso Vênus não apresenta campo magnético e seu movimento de rotação é retrógrado em relação aos outros planetas.
Mas quanto aos trânsitos, eles usualmente ocorrem aos pares com um período de cerca de 8 anos entre eles e de aproximadamente 120 anos entre os pares. E o que os tornam tão raros é o fato da órbita de Vênus ter uma inclinação de 3°23’35’’ com relação à eclíptica (plano da órbita terrestre em torno do Sol), e ter um período sinódico de 583,92 dias, ou seja, o tempo que leva para reaparecer no mesmo local em sucessiva conjunção com o Sol, é o período orbital de Vênus aparente a partir da Terra. Não há registros históricos de que algum trânsito de vênus tenha sido observado antes de 1639, e a ocorrência de de pares de trânsitos, separados por 8 anos é de decorrência de uma circunstância incomum que prevalecerá pelo menos pelos próximos 1200 anos, devido ao primeiro trânsito do par ocorrer quando Vênus e a Terra estão a cerca de um grau além do nó (projeção da posição que Vênus ocupa quando Terra, Vênus e Sol se alinham em