TRABALHO DOM STICO Trabalho Pronto
A busca por um entendimento mais apurado em relação as mutações trabalhista, procuramos compreender as desigualdades entre tais.
Este trabalho busca por finalidade desvendar um pouco do universo do trabalhador doméstico e a busca por uma igualdade entre os trabalhadores protegidos pela CLT.
Traçando um modesto panorama dos atuais direitos trabalhistas do doméstico no Brasil, pretende-se com este trabalho despertar a reflexão quanto a justifica, em face do sistema constitucional vigente, a discriminação de que é vítima aquele obreiro no plano trabalhista.
Palavras-chave: doméstico, doméstica, contínua, continuidade, subordinação, diarista, estabilidade, gestante, férias.
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o proposito de analisar o atual cenário dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos, objetivando um parâmetro legislativo que visam equiparar os direitos destes trabalhadores aos demais, ampliando a gama de benefícios auferidos pelos domésticos.
Após algumas gerações a relação humana seguiu contornos mais complexos, a partir de então, a sociedade passou a dividirem-se entre os que deveriam servir e os que eram servidos, hoje os serviços são realizados não para beneficio próprio, mas para satisfação de necessidades alheias.
A dinâmica de lutas em busca de melhores condições de trabalho mostrou-se com ênfase na fase industrial e pós-industrial, sempre em prol do proletariado, raramente em favor do trabalhador nos domicílios alheios.
O emprego doméstico apesar de ser parecido com o emprego normal, tem suas especialidades devido à estreita relação existente entre patrão e empregado. Em que esta relação foi construída desde os primórdios com muita informalidade, o que existia era uma pessoa que ajudava nos serviços de casa em troca de moradia e alimentação.
Objetivando a garantia dos trabalhadores domésticos respeitando a dignidade da pessoa humana com legislação que transfira para a pessoa do empregado o papel de responsável no amparo de