TQM - Qualidade Total
1. INTRODUÇÃO 4
2. TOTAL QUALITY MANAGEMENT 5
2.1 Princípios Básicos da Qualidade Total 6
2.2 Características do TQM 6
3. MELHORIAS NOS PROCESSOS 8
3.1 Aplicando o TQM 9
4. CONCLUSÃO 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
A gestão de uma empresa é bastante complexa, não envolve apenas questões financeiras como muitos pensam, muito pelo contrário, uma empresa sobrevive apenas se for gerenciada como um todo, pois nenhum departamento subsiste individualmente, todos são interdependentes um do outro, o que torna a gestão um pouco mais complicada.
Entretanto existem algumas estratégias que podem ser implementadas para que a empresa obtenha sucesso e não apenas sobreviva em um mercado competitivo, mas supere seus próprios limites e obtenha lucro, alcançando seus objetivos e expandindo seus negócios.
Na teoria pode até ser fácil dizer, porém na realidade não é tão simples. Mesmo assim, é importante saber que se houver cuidado, dedicação, planejamento e análise, poderá alcançar bons resultados.
A qualidade é das armas mais poderosas que uma empresa pode usar para manter-se firme no mercado. Ela conquista e fideliza clientes, além de derrubar a concorrência. Ela em si já é uma grande vantagem competitiva.
Uma solução muito utilizada atualmente nas empresas é a implementação de um programa de qualidade composto por atividades planejadas que agrega valor, visa melhorar os processos operacionais, produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, além de reduzir o risco de falhas.
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
O TQM tem "Total" no nome, pois o seu objetivo é a alcançar não apenas os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de