usinagem
2.1 Aspectos fundamentais do processo de usinagem
No processo de usinagem uma quantidade de material é removida com auxilio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco, obtendo se assim uma peça com formas e dimensões desejadas. De um modo geral as principais operações de usinagem podem ser classificadas em:
Aplainamente: Na operação de aplainamento, o corte gera superfícies planas. O movimento da ferramenta de corte e de translação enquanto a peça permanece estática ou vice versa.
Fresamento: no operação de fresamento de corte possui vários gumes e executa movimento de giro, enquanto pressionada contra a peça. A peça movimenta se (alimentação ) durante processo. A superfície usinada pode ter diferentes formas, planas ou curvas.
Torneamento: No torneamento, a matéria prima (tarugo ) tem inicialmente a forma cilíndrica. A forma final e cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo. As principais operações executáveis através de torneamnto são:
Torneamento externo
Torneamento interno
Faceamento
Sangramento
Recartilhado
Rosqueamento
Polimento
Processo de furação: na furação uma broca de dois gumes executa uma cavidade cilíndrica na peça. O movimento da ferramenta é uma combinação de ratação e deslocamento retilíneo ao longo do eixo do furo. Uma variante é o alargamento de furos onde uma ferramenta similar a broca, porem com múltiplos gumes remove o material de um furo aumentando seu diâmetro ao mesmo tempo conferindo-lhe um alto grau de acabamento.
Brochamento: no brochamento a ferramenta multicortante executa movimento de translação, enquanto a peça permanece estática. Em alguns casos pode existir movimento rotativo relativo entre as duas.
A superfifie usinada resultante em geral é curva.
O grau de acabamento do brochamento é superior.
O material e caro devido ao custo da ferramenta.
O brochamento pode ser interno ou externo.