toyota
ESTACIO DE SÁ
ORIENTADOR : IVALCI
TURMA: 19
NOMES: ANA RAFAELA BARBOSA
ANA DEBORA BARBA
CELIA LEE
DEBORA RAQUEL
KATIA REGINA
RAFAEL ANDRADE
MARCO AURELIO
Os Sete Desperdícios
Na Toyota, a produtividade, é avaliada na busca de fazer o certo da primeira vez de forma consistente e eficaz, somente na quantidade necessária e com o mínimo de recursos, isto é isento de desperdícios (alta eficiência operacional). Quando se tem processos capazes de assegurar qualidade, fazendo certo da primeira vez, o resultado é único: clientes satisfeitos e níveis de lucratividade elevados. A seguir mostra-se os sete grandes desperdícios caracterizados dentro do Sistema Toyota Os Sete Desperdícios do Sistema Toyota de Produção:
•Excesso de produção: Produzir mais e antes que o necessário. •Inventário: Peças semi-acabadas entre operações.
•Transporte: Movimento de peças.
•Processos Desnecessários: Passos não necessários no processo.
•Má Qualidade: Peças que necessitam retrabalho ou são sucata.
•Manuseio: Movimentos desnecessários do trabalhador.
•Espera: Trabalhadores esperando por máquinas ou peças.
O Sistema Toyota de Produção é um Projeto de Sistema de Produção de grande eficácia onde o principal objetivo é gerar lucro, através da redução de custos via eliminação de desperdícios e do incremento de produtividade via melhorias no fluxo produtivo.
Desperdícios geram somente custo e tempo, portanto, não agrega valor (a peça não sofre nenhuma transformação). A utilização de recursos excessivos tais como homem, máquina, material e recursos de facilidades geram a superprodução, considerado por alguns pesquisadores como o pior dos desperdícios.
A superprodução ocasiona o excesso de estoque ao continuar utilizando os recursos para produzir bens não necessários naquele momento. O inventário excessivo gera a necessidade de mais mão-de-obra, equipamentos de movimentação e espaço
A Toyota além de identificar os principais desperdícios, utilizou