Toxicidade
Toxicidade (do Grego τοξικότητα - que envenena) ou toxidez é a qualidade que caracteriza o grau de virulência de qualquer substância nociva para um organismo vivo ou para uma parte específica desse organismo (um órgão: o fígado, por exemplo), como umveneno ou uma toxina produzida por um agente microbiano. Por extensão, a palavra pode referir-se metaforicamente aos efeitos perniciosos de qualquer entidade destrutiva sobre sistemas mais complexos, sociais ou naturais, como a família, a sociedade humana, um ecossistema ou a própria biosfera.
Toxicologia
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.
Intoxicação por produtos de uso doméstico
São substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água, compreendendo:
1. Detergentes e seus congêneres - são as substâncias que apresentam como finalidade a limpeza e conservação de superfícies inanimadas, como por exemplo, detergentes, alvejantes; amaciante de tecidos; antiferruginosos, ceras, desincrustantes ácidos e alcalinos, limpa móveis, plásticos, pneus, vidros; polidores de sapato, superfícies metálicas, removedores, sabões, saponáceos e outros.
2. Alvejantes – correspondem a qualquer substância com ação química, oxidante ou redutora, que exerce ação branqueadora.
3. Desinfetantes - são formulações que têm na sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos não esporulados. Eles podem ser de uso geral, para indústrias alimentícias, para piscinas, para lactários, hospitalares para superfícies fixas e hospitalares para artigos semi-críticos.
4. Desodorizantes - são formulações que têm na sua composição substâncias microbioestáticas, capazes de controlar os odores desagradáveis advindos do metabolismo microrgânico. Não apresentam efeito letal