Plano de contas
Apresentação
Neste pequeno ensaio vamos ver o que é um Plano de Contas , quais os seus componentes, grupos e sub-grupos , quais as suas funções , iremos ver conceitos , significados e a importância de cada cada conta no decorrer do Plano . Iremos ver como se portam as contas , suas utilizades e sentidos , enfim , a razão de ser de todas as contas componentes do Plano de Contas que compõem as empresas e /ou outras organizações .
Plano de Contas Comentado
O Plano de Contas é composto de três tipos de contas : as contas patrimoniais , as contas extrapatrimoniais e as contas de resultado . As contas patrimoniais se dividem em duas e são chamadas de Ativo e Passivo . As contas do ativo são de natureza devedora , enquanto que a as contas do passivo são de natureza credora .
No caso das contas patrimoniais , as contas de ATIVO se dividem em :
1. Ativo Circulante
2. Ativo Realizável a Longo Prazo
3. Ativo Permanente
Obs .: Esta classificação segue o critério do grau de liquidez . Grau de liquidez é o maior ou menor prazo no qual bens e direitos podem ser transformados em direitos . A conta caixa e a conta Bancos Conta Movimento são as que possuem maior grau de liquidez , pois representam disponibilidades imediatas . Por isso , são as primeiras contas que aparecem no Plano de Contas .
1. O Ativo Circulante – O Ativo Circulante compõe todas as contas que representam os Bens e os Direitos que , devido à sua finalidade , e em sua maioria , estão em constante circulação . Correspondem aos recursos aplicados em elementos que estão em franco movimento , como , por exemplo , a conta Caixa , que a todo momento está sendo movimentada ( pois entra e sai dinheiro ) ; o mesmo ocorre com as contas de Estoque , Bancos Conta Movimento etc.
1.1 As Disponibilidades - Designam dinheiro em caixa e em bancos , bem como valores equivalentes , como cheques em mãos e em trânsito e que representam recursos com livre movimentação para