trabalho
Sobre oferta e demanda de moeda:
a) Quais as funções do banco central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária? R: O Banco Central do Brasil (BACEN) é a instituição responsável pelo controle dos meios de pagamento na economia brasileira Dispõe de três instrumentos principais (quantitativos) a seu comando:
a) operações de mercado aberto,
b) variações na taxa de redesconto -,
c) variações nos coeficientes de encaixe compulsório dos bancos comerciais.
b) O que são reservas ou depósitos compulsórios? Qual o efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórios sobre a oferta de moeda? R: Os depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias são um percentual determinado sobre os depósitos à vista que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central. Através da elevação (ou redução) destas reservas, o Banco Central consegue diminuir (ou aumentar) a oferta de moeda na economia, sendo este um instrumento de política monetária.
c) Por que bancos de investimentos, financeiras e outros intermediários financeiros não podem afetar a oferta de moeda e os bancos comerciais tem essa prerrogativa? R: Porque apenas os bancos comerciais, dentre os intermediários financeiros privados, podem efetuar empréstimos com suas obrigações (depósitos à vista), as quais, por sua vez, são meios de pagamento per se. Os chamados intermediários financeiros não bancários, como as financeiras, bancos de investimentos, apenas transferem recursos de aplicadores para tomadores, pois suas obrigações não são consideradas meios de pagamento, sendo que a transferência destas obrigações simplesmente cria a moeda previamente destruída. Ou seja, apenas os bancos comerciais podem criar oferta de moeda, por terem carta-patente que lhes permite emprestar os depósitos (meios de pagamento) do público.
d) Qual a diferença entre os conceitos de Base monetárias e meios de pagamento? R: A base monetária é a soma da moeda manual em poder do público e das reservas