Torção
UNESP - Campus de Bauru/SP
FACULDADE DE ENGENHARIA
Departamento de Engenharia Civil
Disciplina: 2323 - ESTRUTURAS DE CONCRETO II
Notas de Aula
TORÇÃO EM VIGAS DE
CONCRETO ARMADO
Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS
(pbastos@feb.unesp.br)
Bauru
Maio/2006
APRESENTAÇÃO
Esta apostila tem o objetivo de servir como notas de aula na disciplina
2323 – Estruturas de Concreto II, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, da
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru/SP.
O texto apresenta as prescrições contidas na nova NBR 6118/03 (“Projeto de estruturas de concreto – Procedimento” – versão corrigida de março/2004) para o projeto e dimensionamento de vigas de concreto armado submetidas à torção.
Procurou-se desenvolver a apostila de forma a mais completa possível. Inicialmente são apresentadas diversas informações teóricas, como os casos e os valores mais comuns do momento de torção, a torção de equilíbrio e de compatibilidade, noções da torção simples, comportamento das vigas de concreto armado sob torção, analogia e formulação para a treliça espacial generalizada, formas de ruptura por torção, etc.
Por último são apresentados três exemplos numéricos de aplicação. Os exemplos são completos e abrangem todos os cálculos necessários para o projeto de uma viga, como o dimensionamento à flexão e ao esforço cortante, a ancoragem nos apoios e a disposição da armadura longitudinal com o cobrimento do diagrama de momentos fletores.
Quaisquer críticas e sugestões serão muito bem-vindas, pois assim a apostila poderá ser melhorada. Agradecimento especial ao técnico Éderson dos Santos Martins, pela confecção de vários desenhos. SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................
2. CASOS MAIS COMUNS .....................................................................................
3. CASOS TÍPICOS