Tortura na prisão de Abu Ghraib
Curso Políticas de Segurança
Tortura na prisão de Abu Ghraib
Trabalho na disciplina de Metodologias da Investigação e Tecnologias da Informação
José Mário Correia, n.º 11168808
1º Ano, Turma PL
Lisboa - Novembro de 2008
Abstract
This work focuses on physical and psychological violence – torture - by military contingent from the United States and United Kingdom, headquartered in Iraq. To contextualize this issue, we presented the concept, history and types of torture.
Resumo
Este trabalho incide sobre a violência física e psicológica exercida sobre a forma de tortura, pelos militares do contingente norte-americano e britânico, sediado nos Iraque. Para contextualizar este assunto apresenta-se de forma sumária o conceito, história e tipologia de tortura.
INDICE
1. Gdhsgds
1.1. Mnccv
1.2. Nvcjhjkdjfg
1.3.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Objectivo e justificação
Este trabalho procura num primeiro momento, esclarecer o conceito de tortura, assim como fazer uma breve resenha histórica e identificar a tipologia. Para posteriormente focarmos uma das situações recentes que mais chocou a opinião pública mundial por envolver soldados de contingentes militares de dois países desenvolvidos em actos de tortura.
É do saber comum, que a tortura constitui uma grave violação dos Direitos Humanos. Não obstante, vão surgindo provas de que esta é ainda praticada um pouco por todo o mundo indiferentemente do estado de desenvolvimento econômico, social, legal, dos países.
1.2. Objecto de estudo: problema e hipótese
1.3. Metodologia
Este trabalho foi elaborado com o método de procedimento histórico, que implicou a leitura e revisão de literatura.
2. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
2.1. Definição de tortura
Tortura é a imposição de dor física ou psicológica por crueldade, intimidação, punição, para obtenção de uma confissão, informação ou simplesmente por prazer da