economia
TRABALHO ACADÊMICO:
CIÊNCIA POLÍTICA
Londrina
2014
Rosiane Aparecida Bivinello Barbosa
TRABALHO REFERENTE: Análise do seguinte tema:
GUERRA NO IRAQUE – a partir das teorias dos autores Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel
Análise sobre documentário da Guerra do Iraque sobre: o embazamento e conceitos dos seguintes autores: Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel, apresentado ao professor Pedro Lima do curso de ciência política. Docência / Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina.
Londrina
2014
A GUERRA DO IRAQUE
Há pouco mais de dez anos, em 19 de março de 2003, Os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram início a uma das guerras mais caras, polêmicas e desastrosas de sua história, que durou quase nove anos.
A “Operação Liberdade Iraquiana” levou 21 dias e teve apoio de tropas do Reino Unido, da Austrália e Polônia. Ela foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009), um ano e meio após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.
O presidente americano justificou a invasão com a suposta existência de armas de destruição em massa pelo regime de Saddam Hussein, um dos mais violentos do Oriente Médio. O risco era de que o armamento chegasse a grupos terroristas como aAl Qaeda, responsável pelos atentados em Nova York. Essas armas, porém, nunca foram encontradas e poucos acreditam que existiam. Além disso, a ligação de Saddam com Osama bin Laden era implausível, pois eram inimigos.
Havia ainda uma intenção “humanitária” de destituir o ditador e estabelecer a democracia no Iraque. Nos bastidores do teatro de operações, contudo, havia interesse de Washington em controlar o petróleo iraquiano (9% das reservas mundiais) e o domínio estratégico do Oriente Médio.
Na época, Bush tinha apoio da população e da