Topografia medidas diretas de distância
ENGENHARIA CIVIL
DIOGO ALMEIDA CASTRO
MEDIDAS DIRETAS DE DISTANCIA
Levantamento de pequenas propriedades somente com medidas lineares
Montes claros, MG
2012
A topografia na sua definição etimológica significa “descrição de lugar”. Contudo dentro da Engenharia Civil poderíamos definir como representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção.
Para proceder a um levantamento somente com medidas lineares, abordaremos o conceito de triangulação para a montagem da rede de linhas onde serão amarrados os detalhes. Em seguida usaremos os métodos de amarração destes detalhes nas linhas que estão sendo medidas e finalmente o processo de anotação na caderneta de campo.
Nos levantamentos exclusivamente com medidas lineares, os triângulos constituirão a armação do levantamento, de modo a abranger toda a região da gleba que se pretende levantar. Assim para atender à necessidade de exatidão, é necessário que se tenha triângulos principais cobrindo toda a área e, a seguir, triângulos secundários subdividindo os principais, para permitir a amarração dos detalhes.
Observa-se que:
a) na Fig.4.1, houve preocupação em estabelecer dois triângulos principais (ABC e ACD), e todos os outros triângulos são secundários;
b) na Fig.4.2, não existem triângulos principais, sendo todos secundários; neste caso, haverá acumulação de erro; os erros irão passando e somando-se de um para outro triangulo, sendo, portanto, muito maior a possibilidade de deformação.
A formação dos triângulos secundários e menores é necessária para que se possa atingir todos os detalhes que se queira levantar, por exemplo: a construção M (Fig.4.1), esta muito distante das linhas principais AC, AD e CD; no entanto a linha secundaria GF esta passando bem perto facilitando sua localização.
Desde que se escolham os pontos