topografia
A topografia nos dá a descrição exata e detalhada de um lugar, proporciona uma visão real do terreno, determinando as dimensões, elementos existentes, acidentes geográficos, etc. Tem como finalidade, determinar o contorno, dimensão e posição de uma porção da superfície terrestre, trabalhando com pequenas áreas (sem considerar a curvatura da Terra).
A importância da Topografia, é que ela é base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Atuando em trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, drenagem, etc. Sendo de fundamental importância o conhecimento do terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno. Fornecem dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos, dando base para execução de projetos, assegurando assim, uma correta implantação da obra.
Divisão da topografia
A primeira etapa na execução de uma obra é solicitar um serviço de levantamento plani-altimétrico do terreno. Este serviço é que vai mostrar a situação da área, seus declives, imperfeições, necessidades de aterro ou corte.
E a topografia subdivide-se, em planimetria e altimetria. O levantamento topográfico Planimétrico, é a parte que são medidos os ângulos e distâncias no plano horizontal, como se a área estudada fosse vista do alto (vista superior). Todos os pontos de interesse são projetados sobre um único plano, sem a preocupação com o relevo, desprezando a curvatura terrestre e considerando apenas os seus limites. Portanto, será representada na planta. E o levantamento topográfico Altimétrico, é onde vão ser medidos os ângulos e distâncias verticais, ou seja, as diferenças de nível e os ângulos zenitais. Sendo necessário medir apropriadamente o terreno, calcular as alturas (cotas ou altitudes)