Topografia
Existe a necessidade de representar, graficamente e em proporções reduzidas, uma porção da superfície da terra, com o intuito de realizar obras de pequenas, médias ou grandes proporções, com todos os acidentes ali existentes que lhe pareçam importantes: acidentes naturais (montanhas, vales, rios, lagos, serras, etc.) e acidentes artificiais (casas, estradas, divisas, povoados, pontes, etc.)
Se esta porção de superfície a representar for de tal extensão de que não necessite considerar a forma da terra, tal constitui o objetivo da topografia, a própria origem (grega) do nome significa “descrição de um lugar”.
Desenvolvimento
TOPOGRAFIA
A TOPOGRAFIA é a ciência que estuda a representação detalhada de uma parte da superfície terrestre em um plano, sem levar em consideração a curvatura da terra causada pela sua esfericidade. Significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, etc.
A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.
Da topografia, dependem diversas outras atividades, tais como: construção civil, minerações, ferrovias, obras de urbanização pública, linhas de transmissão, controle dimensional industrial, pavimentação, arquitetura, paisagismo, etc.
A topografia dispõe de uma ampla utilização de equipamentos como: teodolito, mira, nível topográfico, mira, GPS, baliza topográfica.
Objetivo
A TOPOGRAFIA tem por finalidade o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.
IMPOTÂNCIA
A importância da TOPOGRAFIA pode ser evidenciada pelo fato de que as obras de Engenharia, Agronomia e Arquitetura se executam