Medida direta de distância
A medida direta de distância pode ser entendida como a utilização de um instrumento de medida aplicado diretamente sobre um terreno, ou a comparação a uma grandeza padrão previamente estabelecida. Alguns instrumentos são utilizados para que a medida seja feita, e são necessários alguns cuidados para que seja feita com precisão e não haja erros.
Medida Direta de Distâncias
A medição direta de distâncias se dá mediante a comparação do comprimento do alinhamento com uma medida padrão conhecida.
Os instrumentos destinados à medida direta de distâncias são denominados diastímetros.
Os diversos tipos de diastímetros usados em Topografia são: * Trena ( tipo plástico reforçado com fibra de vidro); * Corrente ou cadeia de agrimensor ( em desuso); * Fio de invar ( utilizado nas triangulações e medida da base)
Além dos diastímetros são necessários alguns acessórios para que seja feita a medida direta de distância. Como: * Piquetes- São necessários para marcar, convenientemente, os extremos do alinhamento a ser medido. * Estacas- São utilizadas como testemunhas da posição do piquete. * Balizas- São utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diastímetro. * Nível de Cantoneira- Aparelho em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite à pessoa que segura a baliza posicioná-la corretamente (verticalmente) sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir. * Cadernetas de Campo- É um documento onde são registrados todos os elementos levantados no campo ( leituras de distâncias,ângulos,régua,croquis dos pontos,etc ).
Cuidados na Medida Direta de Distâncias * Que os operadores se mantenham no alinhamento a medir, * Que se assegurem da horizontalidade do diastímetro, e * Que mantenham tensão uniforme nas extremidades.
Levantamento de Pequenas Propriedades Somente com Medidas Lineares
Para fazer um levantamento com medidas