TOPOGRAFIA
1 MEDIDA DE DISTÂNCIAS
A medida de distância entre dois pontos, em topografia, corresponde à medida da distância horizontal (DH) entre dois pontos. Como já se comentou, as distâncias inclinadas são reduzidas às dimensões de suas bases produtivas, ou seja, são reduzidas às dimensões de sua projeção horizontal equivalente. As grandezas lineares podem ser medidas direta ou indiretamente.
1.1 Medida Direta de Distâncias
Alguns autores afirmam que o processo de medida de distâncias é direto, quando esta distância é determinada em comparação a uma grandeza padrão previamente estabelecida; outros autores, porém, afirmam que a medição é direta quando o instrumento de medida utilizado é aplicado diretamente sobre o terreno.
Segundo ESPARTEL (1987) os principais dispositivos utilizados na medida direta de distâncias, também conhecidos por DIASTÍMETROS, são os seguintes:
a)Fita e Trena de Aço são feitas de uma lâmina de aço inoxidável; a trena é graduada em metros, centímetros e milímetros só de um lado; a fita é graduada a cada metro; o meio metro (0,5m) é marcado com um furo e somente o início e o final da fita são graduados em decímetros e centímetros; a largura destas fitas ou trenas varia de 10 a 12mm; o comprimento das utilizadas em levantamentos topográficos é de 30, 60, 100 e 150 metros; o comprimento das de bolso varia de 1 a 7,50 metros (as de 5 metros são as mais utilizadas); normalmente apresentam-se enroladas em um tambor (figura a seguir) ou cruzeta, com cabos distensores nas extremidades; por serem leves e praticamente indeformáveis, os levantamentos realizados com este tipo de dispositivo nos fornecem uma maior precisão nas medidas, ou seja, estas medidas são mais confiáveis; desvantagens: as de fabricação mais antiga, enferrujam com facilidade e, quando esticadas com nós, se rompem facilmente. Além disso, em caso de contato com a rede elétrica, podem causar choques; as mais modernas, no entanto, são revestidas de