Pinturas na construcao civil
RODOLFO MACHADO TIMO
RAFAEL NOBRE
DANUBIO SOARES
DANYELL DIONISIO
PINTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, NOVEMBRO DE 2012
WASHINGTON BEZERRA ARAUJO
RODOLFO MACHADO TIMO
RAFAEL NOBRE
VINICIUS GUIMARAES
DANIEL DIONISIO
PINTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina construção civil do 4° período do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia, sob a orientação do professor Marcus Vinicius Martins
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, NOVEMBRO DE 2012
1- INTRODUÇÃO
Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.Por esta razão a análise dos produtos e de informações complementares mais detalhadas, além de especificações para seu emprego correto, é fundamental para se atingir a qualidade desejada quanto a proteção e acabamento de qualquer superfície.
2- OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo, identificar os diversos tipos de tintas bem como, suas diversas formas de aplicação e os principais problemas relacionados á pintura.
3 – CONCEITOS
3.1 DEFINIÇÃO Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície.
3.2 COMPOSIÇÃO
A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:
3.2.1- Resina: também chamada de veiculo é a parte