tomate
Marcos Paulo
O cultivo de Tomate do produtor ao consumidor.
O tomate ao contrario do que a leigos pensam e dizem, é considerada uma fruta, cultivado em terrenos arenosos, soltos e permeáveis. O tomate necessita de um clima ameno, encontrando em regiões de clima temperado, a colheita deve ser realizada 100 dias após seu plantio. Tem um custo baixo em vista de outras frutas, custando cerca de dois a três reais por pé.
O tomate pode ser cultivado o ano inteiro, se o clima for ameno. Esta planta necessita de um clima ameno, pois geada, frio ou calor muito intenso podem prejudicar o desenvolvimento da planta. Em lugares onde o frio no inverno é muito intenso, o tomate deve ser produzido no verão, o que pode fazer com que a planta cresça normalmente.
Para o cultivo, o terreno deve ser solto, permeável, e bem drenado. Um tomateiro deve se encontrar a, pelo menos, 50 cm da outra planta, e entre as linhas deve ocorrer uma distância mínima de 1,20 m.
Importância econômica
O Brasil produz cerca de 27 milhões de toneladas de tomate por ano, sendo um dos maiores produtores mundiais de tomate. Para realizar uma grande produção de tomate, é necessário um alto nível de tecnologia e de recursos. O Brasil, sendo um grande produtor de tomate, gera cerca de 100 empregos/hectare pra serviço como a colheita manual.
O tomate tem diversos fins de processamento, como por exemplo, o tomate seco. O preço desses derivados do tomate é influenciado pelo mercado internacional, por isso os produtores de tomate, estão investindo em tecnologias que ajudem a reduzir custos e que diminuam a perda da fruta no processo de colheita.
Composição nutricional
O tomate é composto por cerca de 94% de água, e cerca de 6% de compostos orgânicos. Por meio do melhoramento genético, cientistas vêm alterando essas quantidades de nutrientes para obter um fruto de melhor qualidade.
Clima
O tomate nasce em diversas condições climáticas, facilitando o cultivo dessa fruta em diversos