projeto de embarcação
Departamento das Engenharias e Ciência da Computação
Curso Engenharia Mecânica
Disciplina Mecânica dos Fluídos
Relatório de embarcação.
Alunos
Daniel Schropfer
Franco da Silveira
Ricardo Meotti
Professor
Flavio Vanderlei Zancanaro Júnior
Santo Ângelo
26 de Setembro/2012
Introdução
Este relatório tem por objetivo demonstrar como a estabilidade de uma embarcação se comporta aos efeitos do peso atribuído sobre ela. Desse modo, em projetos de engenharia utilizam-se conhecimentos de física e mecânica dos fluidos para sua construção, evitando assim, problemas que comprometam a segurança e a sua integridade.
A embarcação é uma estrutura flutuante, e como em qualquer estrutura, há necessidade de estabelecer a resistência mais adequada e manter, também, a preocupação com a estabilidade. Assim, não haverá o afundamento da embarcação através da instabilidade que ocorre devido às causas perturbadoras. Por isso, as considerações sobre equilíbrio são importantes na análise dos corpos submersos e flutuantes.
Desenvolvimento
Para que uma embarcação tenha desejável condição de flutuação, é importante analisar os pontos de equilíbrio referentes a ela. Entre esses diversos fatores, a estabilidade a torna apta a flutuar nas mais diversas condições operacionais. Estabilidade
Dizemos que a estabilidade de um navio é a capacidade que ele tem de resistir a causas perturbadoras de sua condição de equilíbrio e de voltar a sua condição inicial. O vento, o estado do mar e as forças atuantes em manobras que empregam alta velocidade e grandes alterações de rumo são as causas perturbadoras mais conhecidas.
A estabilidade do navio depende, também, da aplicação de duas forças. A força peso que é aplicada no centro de gravidade (CG) fixo e o empuxo que é aplicado no centro de empuxo(CE) que é variável.
O centro de gravidade do corpo localiza-se no centro de