Tomada de decisão
INTRODUÇÃO
No inicio de cada dia constatamos que vivemos num mundo cheio de problemas, e que requer nossa atenção a cada momento para tomarmos decisões que as resolvam.
Essas decisões podem ser simples, pois o problema é fácil de resolver ou podem ter maior importância sendo que agrega outros fatores.
Quando o problema é realmente complexo requer uma analise mais cuidadosa antes da decisão, pois trazem conseqüências individuais e coletivas na sociedade.
Em qualquer análise que façamos um problema ou um conjunto deles empregaremos técnicas para auxilio na resolução.
Decisão Racional
Faz parte de um processo complexo a tomada de decisão racional, porque envolve vários elementos e definimos em termos de oito passos a seguir: 1- Reconhecimento de um problema. Para se tomar uma decisão racional devemos primeiramente reconhecer a existência de um problema, somente após estarmos cientes podemos tomar providencias para resolvê-los da melhor forma possível. 2-Definição do Objetivo Os problemas podem ser situações que nos impedem de atingirmos objetivos previamente determinados. O objetivo pode não ser uma meta grandiosa podendo ser limitada, a definição de um objetivo é o ato de descrevê-lo. 2- Coleta de dados Para tomarmos decisão devemos obter boa informação É realmente importante um processo de específico de decisão, sendo uma tarefa complexa decidir que dados são ou não importantes, a disponibilidade de dados complica ainda mais a tarefa. Na tomada de decisão em engenharia uma fonte importante de dados costuma ser os registros contábeis de uma empresa, esses dados devem ser analizados com cuidado, pois exibem o fluxo contábil e o custo beneficio das operações da