Error
Extintores
Quando foram estudadas as classes de fogo, foi apresentada uma tabela que indicava, de acordo com a classe de incêndio, o tipo de agente extintor a ser utilizado. É preciso conhecer muito bem cada tipo de extintor.
Localização e distribuição: * 20 m para local de pequeno risco; * 15 m para local de risco médio; * 10 m para local de risco elevado.
Inspeção e manutenção: * Semanalmente: verificar acesso ao extintor; * Mensalmente: verificar se o extintor está com carga e se o bico está desobstruído; * Anualmente: descarregar e verificar o estado geral do aparelho em caso de qualquer avaria mecânica, fazer teste hidrostático. Recarregar o aparelho e colocar a etiqueta presa na tampa com nome de quem examinou e recarregou o aparelho e respectiva data.
3.6.1.2- Aparelho extintor carregado com H2O a. Pressão injetada (pressurizável):
Aparelhos formados por cilindro metálico contendo água e outro cilindro de aço anexo contendo C02, provido de válvula, que quando aberta libera o CO2 para o cilindro que contém água, possibilitando a expulsão da mesma sobre pressão . b. Pressurizado:
Aparelho formado por cilindro metálico contendo água que é diretamente pressurizado por gás carbônico, nitrogênio ou ar comprimido possui um manômetro indicativo da pressão, que com uma simples consulta pode se verificar se está carregado ou não. A sua descarga pode ser controlada pelo operador, e para acioná-lo basta soltar o pino de segurança que prende o gatilho existente em sua parte inferior. Com uma mesma carga pode ser utilizado várias vezes.
Atuando a água como agente extintor por resfriamento, é recomendado para combates a incêndios da classe "A".
Os aparelhos devem ser distribuídos de modo que o seu emprego seja o mais fácil possível, levando-se em consideração os elementos que poderão manejá-los e as condições do trabalho e local para as instalações dos aparelhos,