Tomada de decisão em grupo-estratégia segundo drucker.
Segundo Drucker, “Uma decisão é um julgamento, uma escolha entre alternativas”. Raramente é uma escolha entre o que é certo ou errado, na melhor das hipóteses, é uma escolha entre o que é “quase certo” e o que é “provavelmente errado”, é uma escolha entre dois cursos de ação, nenhum dos quais é mais certo do que o outro.
A tomada de decisão em grupo é uma abordagem de sistemas abertos, a literatura a respeito da tomada de decisão em grupo é extensa, as pesquisas sugerem que as decisões de maior qualidade podem ser alcançadas por grupos e não por indivíduos, embora possam ser mais demoradas do que as tomadas de decisões individuais.
De acordo com Drucker, "os bons tomadores de decisão sabem que a decisão a ser tomada está relacionada com o 'problema certo', portanto, eles sabem definir o problema". Drucker acreditava que os tomadores de decisão também sabem que podem ter o compromisso de chegar a uma alternativa viável para as várias partes envolvidas e sabem que uma decisão é um compromisso com a ação - deve levar as pessoas a agirem e deve ser implementada.
Na verdade, toda decisão é um julgamento de risco. Portanto, as sequências de etapas envolvidas no processo de tomada de decisão em grupo são: 1- Classificar o problema. Ele é genérico? É excepcional e único? Ou é a primeira manifestação de uma nova espécie, para a qual ainda é preciso desenvolver uma regra. 2- Definir o problema, como estamos lidando. 3- Especificar a resposta para o problema, quais são as condições limitadoras, decidir o que é correto, ao invés do que é aceitável para satisfazer as condições limitadoras o que irá satisfazer plenamente as especificações antes que dê a atenção a compromissos, adaptações e concessões necessárias para tomar a decisão aceitável. 4- Embutir na decisão a ação para executá-la, qual deve ser os