A IMPORTACIA DO B.I. PARA AUXILIAR AS EMPRESAS NA TOMADA DE DECISÕES DE FORMA RÁPIDA E CONFIÁVEL
1324 palavras
6 páginas
A IMPORTACIA DO B.I. PARA AUXILIAR AS EMPRESAS NA TOMADA DE DECISÕES DE FORMA RÁPIDA E CONFIÁVEL Anhanguera Educacional MBA em Gestão de projetos
INTRODUÇÃO
A história do Business Intelligence, segundo [Serra 2002], teve início na década de 70, quando alguns produtos de BI foram fornecidos para os analistas de negócios. O problema destes produtos era que exigiam muito esforço de programação, além de não disponibilizar informação em tempo hábil nem de forma flexível, além de um custo elevado de implantação.
[O’Brien 2001] considera que sistemas de informações para aplicações gerenciais combinam os trabalhos teóricos: de ciência da computação, ciência da administração e pesquisa operacional com uma orientação prática para construção de sistemas e aplicações. Portanto, o conceito de BI em síntese, passa pelo desafio da disponibilização de ferramentas e dados, para que o nível gerencial de uma organização possa detectar tendências e tomar decisões eficientes no tempo correto.
Segundo Gartner, BI é a arte de transformar dados em informações relevantes.
A IMPORTANCIA DO B.I. PARA AS EMPRESAS
Desde a antiguidade, a inteligencia era primordial para vencer as guerras. Segundo Sun Tzu, para se vencer a guerra, deve-se ter todo o conhecimento das fraquesas e virtudes do inimigo. E que a falta de conhecimento pode resultar em derrota.
Isso é aplicado também as empresas no dia hoje. A empresa que não tiver as informações certas , de maneira rápida e confiável, certamente não vencerá. Segundo Kaplan e Norton 2001, somente 10% das estratégias bem formuladas são implementadas com sucesso. E que uma das causas deste insucesso é o problema com as ferramentas para analisar as estratégias.
Segundo [Kaplan e Norton 2004] “a estratégia mostra como a organização pretende criar valor sustentável para os acionistas”.
Assim , é imprescindível que se utilizem ferramentas para auxiliar na estratégia.
Como saber se a estratégia esta correta se não há