Aperfeiçoamento ao atendimento de Pré- Natal das mulheres na unidade básica de saúde
Para o bebê, além de ser o alimento mais completo, a amamentação também evita mortes infantis, diarréia, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, melhora no desenvolvimento cognitivo, da cavidade bucal, promove o vínculo afetivo entre a mãe e o filho e é de baixo custo financeiro (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009). Apesar de existirem essas informações dos benefícios do aleitamento materno, ainda existem muitas mulheres que acabam desmamando seus filhos precocemente.
Ao analisar os motivos do desmame precoce devemos lembrar que podem estar envolvidos fatores biológicos, psicológicos e sócio-culturais (ARAÚJO, O.D., et. al.).
Por este motivo, é possível perceber que existe uma grande necessidade de se ter profissionais capacitados para orientar as mulheres que amamentam para que, assim, possamos obter a prevenção de problemas com a amamentação e realizar o manejo das possíveis complicações diminuindo a prevalência do desmame precoce.
Com isso, serão apresentadas quatro tipos de complicações dos aspectos biológicos na amamentação e seu manejo, sendo elas o ingurgitamento mamário, mastite puerperal, fissuras mamilares, abcesso mamário e a galactocele.