Determinação do niquel
Determinar Fe+3 sob forma de Fe2O3.
Determinar a quantidade de uma amostra, tanto por pesagem direta do elemento puro, quanto por um de seu derivado, cuja composição é conhecida e bem definida.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E REAÇÕES ENVOLVIDAS:
Esse procedimento analítico constitui-se na determinação de uma amostra.
As principais vantagens da análise gravimétrica constituem-se em operações unitárias de fácil execução e utilizam-se equipamentos simples; entretanto, as desvantagens são: tempo muito longo para sua execução e sujeito a uma série de erros acumulativos.
Na determinação gravimétrica de ferro, o ferro é precipitado como hidróxido férrico pela ação do hidróxido de amônio.
FeCl3 +3NH4OH-------------- Fe(OH)3
+ 3NH4Cl pardo avermelhado
O ferro ferroso só precipita com solução de hidróxido de amônio quanto está em presença de sais de amônio.
O hidróxido férrico é na realidade um óxido hidratado, cuja quantidade de água é indefinida.
Fe2O3 x H2O = Fe(OH)3
Portanto como é indefinida a fórmula do precipitado é necessária à calcinação para obter o óxido anidro cuja composição é definida.
2Fe(OH)3 Fe2O3 ou Fe2O3 x H2O Fe2O3 Quando as soluções de ferro são aquecidas, elas são hidrolisadas, formando primeiramente sais básicos de ferro e após hidróxido férrico. FeCl3 + 2H2OFe(OH)2Cl + HCl Fe(OH)2Cl + H2O Fe(OH)3 + HCl PPTS INDEJÁVEIS NÃO ACHEI? CÁTIONS E ÂNIONS QUE SÃO PREJUDICIAIS: Quando se precipita o ferro, os cátions que são prejudiciais são: o alumínio, cromo trivalente, titânio e zircônio. Os ânions prejudiciais são: arseniato, fosfato, vanadato e silicato. CLASSIFICAR O PPT OBTIDO CONFORME SUAS CARACTERISTICAS: o ppt hidróxido férrico por aquecimento prolongado, coagula em uma massa gelatinosa que sedimenta, formando coágulos que se rompem em pequenas partículas. Por formar partículas tão pequenas, o hidróxido férrico tem grande capacidade de aderir íons presentes na solução.